Circuito Triangulações

Inicia-se hoje, 30 de Julho 2015, o Circuito itinerante em três cidades do Brasil: Goiânia, Salvador e Fortaleza. Estarei participando com a obra cerâmica ‘Livro dos Segredos’, juntamente com artistas excepcionais e uma coordenação e curadoria infalível. Veja mais informações sobre os programas abaixo, não perca!

triangulacoes

informações retiradas do site http://circuitodasartes.art.br/

A edição de 2015 do Triangulações é de fato um triângulo conceitual, que se sobrepõe ao geográfico estabelecido pelos pontos correspondentes à localização de cada uma das três cidades, e aponta para grupos de ações aos quais se filiariam as obras selecionadas, como forma de sugestão de leitura do conjunto. Esse conjunto tem o nome de “Registros Circunstanciais” Nele, os três vértices são: Intervenções, Fabulações, Apagamentos.

As obras reunidas em torno da ideia de Intervenções, da ação de inscrever algo no mundo, se estabelecem, como cicatriz deixada pelo ato, tanto no sentido de comentário ou manifesto, quanto naquele de uma afirmação dos materiais usados como instrumentos de marcação. São resultado da observação e de certa documentação, do atravessamento dos campos de saber pela arte – sociopolítica, etnografia, filosofia, arquitetura e urbanismo – ou de uma “escrita” das coisas, marca do artista como traço de sua passagem.

Em Fabulações, dialogam as obras que fabulam tanto no sentido do léxico – contar uma versão fantasiosa dos fatos e, ao mesmo tempo, lição moral que encerra as fábulas – quanto no sentido da filosofia contemporânea – da “imagem-fábula, que nos faz ver estados de mudança no presente”. Os trabalhos incluídos neste recorte têm a potência de emular imagens que, embora apresentem um claro caráter narrativo, desestabilizam nossa leitura.

Apagamentos tem uma relação com o tempo, com memória e esquecimento, com a ação de apagar, deixando alguns rastros recuperados por seus vestígios. A imagem sugere e ao mesmo tempo resiste à leitura, se esvai, se espalha, se desfoca traz em si um caráter fantasmático. Se nos outros dois recortes, a ênfase está em dois diferentes modos de figurar o presente, este debruça-se sobre o pretérito, sobre o que ainda pode emergir desse outro tempo.

Programação para Goiânia:

Em Goiânia serão realizados três encontros entre os público, as obras e os artistas. É o Triangulações em Verbo, uma atividade lúdica, artística e educativa, que será realizada às quintas-feiras, às 19h30,  no Centro Cultural UFG. No dia 13.08 haverá a visita guiada pelo curador Divino Sobral. No dia 20.08 um encontro com os artistas Dalton Paula, Enauro de Castro e Helô Sanvoy e no dia 27.08 um encontro com os artistas Grupo  EmpreZa, Yara Pina e ZéCésar.